sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Eco Vision



A Philips tem o compromisso de tornar-se líder global em eficiência ecológica nas indústrias de iluminação e eletrônica. Para isso, em 1994, criou o Programa EcoVision, com objetivos mensuráveis e divididos em etapas de quatro anos.
O Programa é apoiado em aspectos como educação, preservação ambiental e responsabilidade com o meio ambiente para trazer novos produtos aos consumidores. Suas metas são computadas em um sistema de monitoramento on-line, que acompanha o progresso das divisões de produto em todo o mundo.
Como parte do EcoVision, foi criado o conceito
EcoDesign, para conduzir o desenvolvimento de produtos e processos com consciência ambiental. O conceito baseia-se em cinco critérios principais, as Green Focal Areas: peso, uso de substâncias tóxicas, consumo de energia, reciclagem e descarte final, e embalagem. Para a produção de lâmpadas há um foco extra: tempo de vida útil.
As famílias de produtos que seguem os critérios do EcoDesign são definidas como Green Flagships, de acordo com a comparação de duas ou mais Green Focal Areas em relação a produtos antecessores ou concorrentes. Na América Latina, o EcoVision atinge a cada dia novos e expressivos resultados em educação ambiental, preservação da natureza e desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis.
O programa EcoVision entrou na sua segunda fase no ano de 2002. Até 2005, foram obtidos muitos resultados positivos:
Embalagens - redução de 2% do volume de embalagens, utilizando o design inteligente de recipientes de produtos de iluminação.
Energia – o consumo baixou em 25%, bem acima das metas obrigatória (10%) e recomendada (20%) do programa, graças à renovação e otimização de equipamentos, produção mais eficaz e redução de custos de setores como os de Semicondutores e Iluminação.
Resíduos – os resíduos da produção diminuiram 23%, atingindo a meta obrigatória de 20%, devido à redução de custos e à melhoria dos processos de produção (principalmente na área de Iluminação, responsável por mais de 50% desse índice).
Água – o consumo diminuiu em 36% nas indústrias, alcançando a meta obrigatória de 15% e a recomendada, de 20%. Os carros-chefes dessa conquista foram os programas de reutilização e a redução de custos na área de Semicondutores.
Substâncias de uso restrito – a utilização de substâncias de uso restrito foi reduzida em expressivos 93%, 23% à frente da meta obrigatória, graças à utilização de elementos à base de água.
Substâncias perigosas – o uso de substâncias como metais pesados foi reduzido em 94%. O índice é 64% maior do que a meta obrigatória e foi alcançado pela drástica queda na utilização de tolueno e xileno em produtos de iluminação.
Substâncias relevantes – a emissão de substâncias como óxido de nitrogênio (Nox) e dióxido de enxofre (SO2) teve uma queda de 46%, devido ao uso de novas tecnologias de fundição de vidros da área de Iluminação e à melhoria dos processos de produção no setor de Semicondutores.
Depois do sucesso da segunda etapa do Programa EcoVision, a Philips entra em uma nova fase, de 2006 a 2009, repleta de desafios e compromissos com o meio ambiente.
No ano de 2005, foi elaborado um plano de ações para ser implementado nesta terceira fase do programa, baseado nos seguintes critérios: possibilidade de influência da Philips, relevância para a sociedade, riscos à reputação, e posições da Philips em relação à concorrência,atitudes como essa, provam que é possivel grandes empresas desenvolverem-se sem descuidarem do meio ambiente.

3 comentários:

Roberto Lemos disse...

Em determinado momento, ser feliz estava ligado à consumo. E as empresas preocupavam-se em produtividade. Hoje, cresce a preocupação com o meio ambiente e as indústrias vão atrás das melhores soluções de sustentabilidade.

A capacidade de solucionar problemas do ser humano é sensacional. Basta focar num problema e colocar os cérebros para funcionar que as soluções começam a surgir. Isso sempre me fascinou.

Que muitas outras empresas sigam o exemplo.

Anônimo disse...

Finalmente a humanidade passa a ser vista.
O crescimento empresarial esta dependente de atitudes humanitárias. chegamos em um ponto onde não basta pensar para ganhar dinheiro, agora devemos pensar para salvar.
belo post.

Garota Tatuada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.