quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Antes de mostramos algumas ações de empresa preocupadas com o meio ambiente, optamos por mostrar dados obtidos através de um estudo realizado pelo Greenpeace,nesse estudo foi feita uma avaliação do comprometimento ambiental de grandes empresas de tecnologia.
As pesquisas realizadas pelo Greenpeace,organização global e independente que luta para defender o meio ambiente de todos os fatores que podem agredi-lo, mostraram um gráfico de consciência ambiental entre as maiores empresas de informática, a cada empresa foi dada uma nota que variava de 0 a 10, o critério analisado foi baseado em questões ambientais, a preocupação e ações desenvolvidas por cada empresa.
Para o não espanto da sociedade nenhuma empresa atingiu a nota máxima, porém a Dell e a Nokia empataram com 7 pontos cada, mostrando que tecnologia e meio ambiente podem sim andar juntos, ou pelo menos não tão distantes.A decepção ficou mesmo por conta das grandes Apple e Motorola que tiveram notas abaixo de 3, frustrando os ambientalistas.As pesquisas revelaram que a Apple só obteve nota satisfatória no reaproveitamento, quanto ao restante suas notas foram bem abaixo da média.











A nossa proposta com o blog não é elogiar ou criticar empresas, é apenas mostrar as ações de várias organizações em relação a um tema tão relevante e preocupante quanto esse, ainda assim podemos dizer que é no mínimo preocupante que empresas de tamanho porte virem às costas para um assunto que pode trazer tantos prejuízos em um futuro não muito distante.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

É fato que nunca tivemos consumidores tão atentos, conscientes e exigentes como os da atualidade. A intensa devastação do meio ambiente e consequentemente a preocupação com o amanhã aparentemente “ligou o botão” da sobrevivência da espécie humana.
Hoje em dia é raro encontrar alguma empresa ou marca que não tenha algum propósito ambiental em seus projetos, o que num passado não tão distante era atitude apreciada em pouquíssimas empresas. Aparentemente para que algum negócio no ramo varejista realmente seja um sucesso é pré-requisito que os seus donos ou sócios não estejam somente preocupados com as cifras no final do mês, devido à pressão da sociedade que está cada vez mais esclarecida, as empresas estão se reinventando e se preocupando com aquilo que seus consumidores se importam, engolindo a concorrência mais despreocupada.
Não se sabe se toda essa preocupação é de fato ambiental, ou não passa de estratégia comercial, preservar está na moda, logo, estar associado a causas ambientais pode gerar lucro, em todo caso muitas empresas estão se voltando para essas causas e isso é importante, mostraremos aqui diversas ações de empresas que tem se mostrado preocupadas com o meio ambiente.
Muita coisa já está sendo feita, porém há muito a ser modificado, pois ao contrário do que muitos dizem ou pensam o meio ambiente não vai acabar, ele dará o seu jeito e continuará, porém a espécie humana, essa sim se auto destruirá.